sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Por que Dublin??



Muitos me perguntam o motivo de eu ter escolhido Dublin - Irlanda... Este destino, até pouco tem atrás era desconhecido do público em geral. Apenas recentemente, coisa de 2 ou 3 semanas, que a mídia começou a mencionar Dublin como um bom destino para intercâmbio. E eu havia escolhido Dublin antes mesmo desses comentários pela mídia.

Quando decidi jogar tudo para o ar para fazer um novo começo, do zero, saindo do Brasil, eu decidi também que queria agregar algo a mais... Foi nisso que pensei no curso de inglês.

Atualmente inglês é algo praticamente obrigatório em qualquer lugar.. Seja para viajar, seja para trabalhar... Então, por que não unir o útil ao agradável e fazer um curso de inglês fora do Brasil. Eu teria meu necessário recomeço e meu aprendizado de inglês. Com essa decisão tomada, fui pensar em para lugar do mundo iria. Logo de cara havia pensado em Dublin, pois uma grande amiga tinha acabado de ir para lá e dizia que estava adorando. Mas ainda precisava considerar outras localidades.

Logo de cara pensei na Austrália.. Um país com uma boa fama para intercâmbio, um lugar bacana, com clima parecido com o do Brasil, por se localizar no mesmo Hemisfério Sul e praticamente na mesma região latitudinal... Mas eu me deparei com uma certa limitação. Não queria apenas estudar inglês, mas conhecer outras culturas, conhecer novos lugares, novas pessoas. E, com relação à Austrália, culturalmente falando, eu iria conhecer apenas uma ou duas culturas diferentes.. Iria conhecer a Austrália, Nova Zelândia e algum outro lugar que possa haver por lá. São lugares sensacionais, mas com pouca diversividade...

Então pensei no Canadá. Um pais também super elogiado. Teria a vantagem de ter um clima totalmente diferente, o que seria uma novidade para mim e estou em busca dessas novidades. Com relação ao inglês, seria ótimo, pois é um inglês muito bom de se aprender. Mas me deparei com a mesma limitação cultural da Austrália. Iria conhecer apenas o Canadá e os Estados Unidos.

Assim foquei meu destino na Europa. Além de ter uma diversividade cultural enorme, sempre tive vontade de conhecer a Europa e morar por lá. Mas, com tantos países, para onde ir? Basicamente há 4 lugares possíveis: Inglaterra, Escócia, Irlanda e Ilha de Malta (alguém sabia que existia? Nem eu...). Os demais países não possuem inglês como língua nativa. Ou seja, não seria um curso muito diferente do que eu teria aqui no Brasil.

Decidido sobre a Europa, fui ver a questão financeira. Inglaterra e Escócia tem como moeda a Libra, o que encareceria muito a viagem. A Ilha de Malta é um lugar totalmente desconhecido e, na pouca pesquisa que fiz, não descobri muita coisa. Confesso que não me empenhei na minha pesquisa, mas, não me interessei pelo lugar.

Com tudo isso, acabou sobrando a Irlanda. Então, fui efetivamente às pesquisas. Falei com minha amiga que está morando lá. Falei com pessoas que moraram lá vários anos. Entrei em blogs, lista de discussões, fóruns, etc, para ler opiniões, sugestões, dicas... Em praticamente todos os lugares eu li/ouvi coisas boas, ótimas impressões, relatos de saudades, etc...

Nas  pesquisas verifiquei que na Irlanda o trabalho é permitido, não correndo o risco de ter que trabalhar na clandestinidade, para pagar minhas contas... Lógico que, como em toda a Europa, a Irlanda não está em uma situação econômica muito boa, mas os chamados subempregos, aqueles trabalhos informais, como garçom, barman, auxiliar de lavanderia, etc, não tendem a ser tão escassos. Geralmente quem ocupa essas vagas são os estudantes e a rotatividade acaba sendo grande. Sempre acaba liberando vagas para os novos estudantes que chegam no país...

Lógico que nem tudo são flores... Na irlanda é uma quantidade enorme de brasileiros. Muitos podem pensar que isso é algo bom, mas para mim, que quero focar totalmente no inglês para sair fluente de lá, isso pode até atrapalhar... Mas pretendo manter totalmente o foco e praticamente esquecer que falo português lá... Quero morar apenas com não brasileiros, trabalhar onde não precise falar português e me dedicar totalmente às aulas...

Sei que não será algo fácil, que irei penar muito por lá.. Mas é isso que busco... Manter o foco em mim e deixar todo o resto de lado, aos cuidados do destino...

Valeu novamente galera...

Beijos e Abraços a todos!!!

Namastê!!
1 2 33333333333333333333333 4

Nenhum comentário: